DLP (Digital Light Processing)

DLP (Digital Light Processing) é uma tecnologia de projeção de imagem desenvolvida pela Texas Instruments que utiliza um chip óptico chamado DMD (Digital Micromirror Device). Esse chip contém milhões de microespelhos que se inclinam milhares de vezes por segundo para refletir a luz de uma lâmpada ou fonte LED/Laser, criando a imagem pixel por pixel. No universo dos projetores, o DLP é uma das três principais tecnologias atuais, junto com LCD e LCoS.

Contexto em Projetores

Os projetores DLP são amplamente utilizados em home theater, salas de aula, escritórios e cinemas digitais pela sua alta qualidade de imagem e durabilidade. Principais características que destacam o DLP no mercado de projetores em 2025:

  • Contraste elevado e pretos profundos – graças ao controle preciso de cada microespelho, entregando imagens mais realistas que muitos modelos LCD na mesma faixa de preço.
  • Efeito arco-íris reduzido – os modelos mais recentes (especialmente com rodas de cores de 6 segmentos ou fontes LED/Laser RGB) praticamente eliminaram esse artefato comum em projetores DLP antigos.
  • Resposta rápida – ideal para jogos e conteúdo esportivo, com baixo input lag (muitos modelos abaixo de 16 ms em modo game).
  • Vida útil longa da fonte de luz – quando combinado com Laser ou LED, chega facilmente a 20.000–30.000 horas sem troca de lâmpada.
  • Tamanho compacto – permite projetores portáteis e mini projetores de altíssima qualidade (ex: linhas BenQ, Optoma, ViewSonic e os famosos projetores 4K da série Cinema da Texas Instruments).

Marcas líderes que utilizam tecnologia DLP em 2025: BenQ, Optoma, Acer, ViewSonic, XGIMI e até modelos premium da LG (em parceria com TI).

Links Relacionados

Entendeu o que é DLP e por que ele ainda domina o mercado de projetores em 2025? Explore mais termos no nosso Glossário Completo de Projetores e escolha o modelo ideal para você!